dia 25/ago

quinta, 19h30

HALL DO MARCO

Lançamento do livro

O QUE É DANÇA CONTEMPORÂNEA

Thereza Rocha | RJ-CE

 

No dia 25 de agosto de 2016, o Festival Cerrado Abierto recebe a pesquisadora e artista da dança Thereza Rocha para o lançamento de seu aguardado livro “O que é dança contemporânea?”, acompanhado de uma conferência.

 

A publicação tem projeto gráfico da TANTO — criações compartilhadas, conta com ilustrações de Clara Domingas e sai pela Conexões Criativas, braço editorial do coletivo Dimenti (Salvador|BA), tendo sido contemplada com fomento dos editais Rumos Itaú Cultural e Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna.

 

“É um pensamento em estado de criação o que o leitor encontrará no livro”, afirma Thereza, “a publicação torna operativo o próprio conceito (de dança contemporânea) do qual se aproxima, como se ele estivesse acontecendo ali, na frente do leitor enquanto ele lê.” Os temas relacionados direta ou indiretamente à dança contemporânea resultam em textos de diferentes tamanhos, compostos entre si de modo fragmentário, funcionando como senhas para que o pensamento apresentado na publicação possa ser desdobrado, desenvolvido pelo leitor, "implicando no próprio processo da leitura certa interatividade”.

 

Este jogo já é sugerido ali mesmo, uma vez que o livro conta com vários QRs Codes dispostos ao lado dos textos. Quando fotografados pelo smartphone através de aplicativo gratuito, os QRs abrem para outros textos, todos de autoria de Rocha, disponíveis em uma plataforma digital. “Mas quem não quiser ou não puder acessar o conteúdo digital através do celular", continua a autora, “poderá fazê-lo pelo computador. Há no livro o que chamamos de Link Master para isso”.

 

O arrojado design da edição trabalha com três cores (azul, magenta e roxo) que vão jogando entre si para criar várias situações gráficas, tanto nas imagens quanto nos textos, cujo desvelamento pede a utilização de uma lupa de acrílico vermelho, que vem destacável dentro do livro para esse fim. “TANTO — criações compartilhadas, leia-se Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida, três artistas incríveis de Salvador, que são co-autores da publicação", afirma Thereza.

 

A obra comemora 20 anos de pesquisa e atuação artística da autora na dança contemporânea: “20 anos durante os quais ouvi incansável e repetidamente a pergunta que não quer calar: ‘o que é dança contemporânea?’ De tanto ouvir essa questão, comecei a achar importante escrever um livro voltado aos jovens, ao que chamo de jovens do pensamento, como digo no livro, ‘a todos xs inquietxs, xs revoltosxs, xs esquisitxs, a todxs aquelxs que permanecem gostando de perguntar’.”

 

Todas as pessoas interessadas podem acompanhar os lançamentos marcados para acontecer em várias cidades brasileiras ao longo do segundo semestre de 2016, ou através das vendas virtuais que serão realizadas a partir de 20 de agosto, data do primeiro evento em Salvador, cidade sede de todos os artistas envolvidos na criação do livro à exceção da carioca Thereza Rocha residente atualmente no Ceará.

 

Campo Grande, onde a autora já esteve anteriormente ministrando conferências e cursos, recebe a publicação em primeira mão, uma vez que abre a campanha de lançamentos, logo depois da cidade baiana. Então a data está marcada: 25 de agosto, no Festival Cerrado Abierto: O que é dança contemporânea? Vem!

 

Sobre a Thereza Rocha

 

THEREZA ROCHA é pesquisadora de dança, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — UNIRIO. Professora dos cursos de graduação em dança da Universidade Federal do Ceará. Co-autora da instalação Máquina de Dançar, junto com Maria Alice Poppe (2014, 2016) e do livro Diálogo/Dança (SENAC, 2012), junto com Marcia Tiburi.

Produção

Realização