Violento - 2017 - ©Pablo Bernardo (4).jpg
 ícones CERRADO-22.png
1/5

fotos: Pablo Bernardo

violento.

Preto Amparo, Grazi Medrado, Alexandre de Sena, Pablo Bernardo (MG)

15/nov, segunda, 19h

local: Casa de Ensaio

 16 

adjetivo.
1. que ocorre com uma força extrema ou uma enorme intensidade. 2. em que se emprega força bruta; brutal, feroz. 3. que possui grande força, grande poder de ataque ou de destruição. 4. falta de moderação, excessivamente enfático; veemente. 5. que apresenta agitação intensa; agitado, revolto, tumultuoso. 6. que perde facilmente o controle sobre si mesmo; irascível, colérico. 7. que contraria o direito e a justiça. 8. diz-se da morte causada pela força ou por acidente.

O espetáculo violento. se desenha pela trajetória de um jovem negro na sociedade, diretamente atingido por abordagens policiais, encarceramento em massa, o genocídio em curso e a hipersexualização do corpo negro acrescida de elementos urbanos e ritos de passagens contemporâneos.

violento. instala no território dramático uma experiência. Uma imersão no pensamento do que é a negritude em diálogo com o que pode ser/estar contemporâneo. O processo histórico colonial brasileiro traduziu a experiência da negritude a uma expressão de violência. O espetáculo se apropria desta violência como artifício estético e criativo, para rasurar, perfurar, e (re)configurá-la enquanto signo. Uma prática que busca elaborar formas de subjetividades pretas esteticamente. Cenicamente é através de uma série ritmada de atos, que trabalham sob uma superfície de signos, que a obra busca reenviar a ancestralidade negra para um certo repertório contemporâneo de imagens da violência. O espetáculo envolve dois vetores inseparáveis: o trabalho sofisticado sobre os sentidos e o aspecto brusco, irrepetível, da produção de acontecimento e de convívio. Ou seja, é uma experiência que busca produzir novas possibilidades de se pensar a estética negra no âmbito cênico/artístico/cultural.

Atuação Preto Amparo
Direção Alexandre de Sena
Dramaturgia Alexandre de Sena e Preto Amparo
Assessoria Dramatúrgica Aline Vila Real
Preparação Corporal Wallison Culu/Cia Fusion De Danças Urbanas
Trilha Sonora Alexandre de Sena e Preto Amparo
Assessoria Trilha Sonora Barulhista
Ilustração Cata Preta
Registro em Foto e Vídeo Pablo Bernardo
Assessoria de Imprensa Alessandra Brito
Produção Grazi Medrado
Duração 50min
Indicação etária 16 anos