

.jpg)
Fotos: Cibelle Gaidus
Gabriel Machado (PR/RJ)
Gabriel Machado é bailarino, coreógrafo, diretor, curador e pesquisador, artista-etc. Atualmente integra a equipe de curadoria da Corpomeiolíngua - Plataforma de Encontros para Viver/Pensar Performance e do Seminário Internacional de Arte e Ecologia - Políticas da Existência. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), investiga monstruosidades através de relações entre arte e ciência em processos de simbioses/hibridismos entre diferentes formas de vida. É um dos fundadores da Selvática Ações Artísticas - rede criativa de artistas latino-americanos em atividade desde 2011. Compõe o quadro de artistas da "La Infinita - Agencia de contenidos de danzas y artes vivas" que reúne 11 artistas-gestores residentes entre Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Brasil, Espanha e Portugal. Atualmente está em processo de investigação de "Monstruosas Alianças" obra/plataforma em contexto expandida criada em parceria com Stéfani Belo e Hedra Rockenbach, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural.
Mil Besos
Dia 23 de outubro, 19h - Plataforma Cultural
Ativação/performance pontual
Classificação indicativa: livre
Ação proposta: Como se dança em estado simbiótico? Pode um corpo ser multidão? Como se dançam as palavras não ditas? Como se dança um idioma extinto? Como se dança nas ruínas do mundo?
Mil Besos, obra criada pelo artista brasileiro gabriel machado em 2018, é uma insistência no corpo em movimento na tentativa de borrar significados, definições e os limites do que consideramos humano. Parte de uma pesquisa que o artista vem desenvolvendo, nos últimos 15 anos, denominada de “práticas monstruosas de criação de mundos outros que humanos”; que articula questões no campo da ciência-ficção, da dança e das transformações do corpo por meio da engenharia genética, da cibernética e das tecnologias da vida. Low-tech e high-tech em busca do grotesco, do robótico, do inumano, do compost-humano.


