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KRUMPFORMismo
Eugenia Chirimini (Uruguai)
Dia 13 de novembro / 19h / SESC Teatro Prosa
Classificação indicativa: Livre
KRUMPFORMismo é um solo que encarna a transformação constante: um corpo que se reinventa para sobreviver, criar e libertar-se das opressões. A obra explora os estados físicos e mentais que a repetição da forma gera — entendida como mantra corporal, rítmico e poético — revelando camadas conceituais, políticas, estéticas, étnicas e de gênero.
A mudança é seu núcleo vital e criativo. A dança se instala como ato ritual e híbrido, onde o corpo feminino se afirma como arquivo, memória e emancipação. A música, criada ao vivo pela intérprete junto a Tatita Márquez, integra iPad, DJ set e percussão robótica, expandindo o movimento e potencializando sua dimensão ritual e política.
Do candombe afro-uruguaio e do folclore ao funk carioca e às danças urbanas, cada forma se converte em um limiar de transformação, vibrando na tensão entre dor e crescimento, explorando a estranheza do corpo e rompendo as camadas impostas por mandatos externos.
A obra se ergue como um ato de resistência, memória e reinvenção permanente.
Ficha artística:
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Conceito e direção: Eugenia S. Chirimini
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Criação musical e robótica: Tatita Márquez e Eugenia S. Chirimini
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Figurino: Erika Itzel Saucedo Ochoa e Eugenia S. Chirimini
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Mentoria 2020: Luciana Achugar
Eugenia Chirimini
Eugenia Silveira Chirimini (Uruguai) é criadora cênica, docente e pesquisadora em dança contemporânea. Seu trabalho transita entre técnicas urbanas e populares, com foco na fusão de linguagens do movimento. Desde 2008 desenvolve o projeto SOUL TRAINING, uma prática de movimento e pesquisa que articula corpo, música, DJ Live Set e arquivo. Formou-se internacionalmente em Nova Iorque e São Paulo, e foi artista residente no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Publicou o livro SOUL TRAINING: sistematização aberta em dança contemporânea e colabora com instituições como UdelaR, UNAM, Universidade de Ancara e Museu do Chopo. Estreou mais de dez obras e foi premiada pelo FEFCA, INAE, MEC e IBERESCENA.
O F I C I N A
SOUL TRAINING: LABORATÓRIO “humanizar as máquinas e tecnologizar os corpos”, com Eugenia Chirimini
Dia 14 de novembro (sexta), das 9h às 13h Sala Conceição Ferreira Centro Cultural José Octávio Guizzo
É um laboratório de dança contemporânea onde a experimentação alcança novas fronteiras ao fundir tecnologia e movimento. A sinfonia eletrônica guia cada passo, e o corpo se torna um instrumento, uma extensão da maquinaria musical. O pulso do sampler e a complexidade dos volumes sonoros entrelaçam-se com a pele, criando um diálogo sensorial entre o som e a corporeidade.
Nesse cenário futurista, a música não é apenas ouvida, mas absorvida por "ouvidos gigantes", permitindo que o corpo mergulhe em uma paisagem sonora imersiva, escutando pela pele. Misturado com a experiência sensorial, desafia a percepção convencional do movimento. Os participantes exploram como o uso de samplers, controladores e iPads pode transformar o movimento em música.
A sistematização é fundamental: o processo de criação se constrói em camadas, uma fusão de tecnocultura e expressão humana. O feedback imediato entre corpo e som desencadeia uma dança sem limites, onde a pele interpreta a música e o movimento se torna um reflexo da sinfonia eletrônica.
Neste laboratório, a dança contemporânea se transforma em uma jornada emocionante pela fusão entre biomecânica e criatividade humana. É um encontro entre nós e a máquina, onde a criação se entrelaça entre o orgânico e o artificial, como uma cena de ficção científica ganhando vida no palco da realidade.
Este espaço criativo também promove a improvisação como chave para explorar a criatividade e fomentar a colaboração entre os participantes. O enfoque do laboratório combina exercícios do livro Soul Training, proporcionando tanto uma base prática quanto teórica para aprofundar a dança contemporânea e sua evolução.


