

PEÇA ÚNICA
Hands Up (MS)
Dia 14 de novembro / 19h / SESC Teatro Prosa /
Classificação indicativa: Livre
Peça Única é o primeiro espetáculo da House of Hands Up MS, coletivo sul-mato-grossense fundado em 2016, pioneiro na cena de vogue em Mato Grosso do Sul e voltado para a afirmação de identidades LGBTQIAPN+ por meio da arte, da dança e da performance.
Com 11 performers em cena, a peça se inspira na cultura das ballrooms, na técnica de dança vogue e na moda como linguagem para investigar os limites da beleza, da imagem e da organização de um coletivo. É um trabalho que desafia a ideia de espetáculo como algo fixo ou completo: aqui, a performance se dá no atrito, na gambiarra, no improviso, na precariedade como estética e política. A obra parte de uma pergunta radical: como produzir vida em cunt? Ao tensionar os códigos da dança, da identidade e da afirmação, Peça Única constrói uma beleza violenta, onde travestis pantanosas, crianças bichas e corpas não-binárias tentam sonhar o ordinário e demarcar suas existências. É uma coreografia de sobrevivência queer: anti-morte, anti-organização, anti-imagem — mas pró-desbunde, pró-vulnerabilidade, pró-expressão.
Ficha Artística
Direção e Coreografia: Roger Pacheco
Direção Artística: Marcos Mattos
Figurino: Roger Pacheco
Confecção dos Figurinos: Fernando Frateliê – Ateliê de Costura
Iluminação: Lana Figueiró e Stepheen Bayllon
Intérpretes: Tarso Aguillera, Flávio dos Santos, Gabriela Benitez, Yara Maria, Daniel de Andrade, Afrodite Fetake, Atreides Fetake, Greyce Kelly Fetake, Johnny Mike, Maya Silva e Roger Pacheco
Arte e Design gráfico: Pablo Pacheco
Paratexto: Febraro de Oliveira
Hands UP (MS)
Fundada em 2016, a House Hands UP MS é o primeiro coletivo sul-mato-grossense vinculado ao movimento Ballroom, com foco na pesquisa, criação e difusão da cultura do Voguing e de suas estéticas e linguagens. Seu propósito institucional é promover representatividade artística e inclusão social, especialmente para corpos e identidades historicamente marginalizadas.
Constituída majoritariamente por artistas periféricos e LGBTQIAPN+, a House consolidou-se como referência local e nacional ao articular arte, militância e valorização da memória histórica como eixos centrais de sua atuação.
A Hands UP MS integra a rede nacional da House “Hands UP” — com núcleos ativos em Brasília e São Paulo —, contribuindo para o fortalecimento e articulação do movimento Ballroom em nível nacional. Sua representatividade institucional se reflete na participação ativa de seus membros em instâncias decisórias, como o Fórum Estadual de Cultura (FESC), o Colegiado Ballroom e o Colegiado LGBTQIAPN+, ampliando sua atuação política e cultural.
O F I C I N A
Vivência Ballroom – Empoderamento, Corpo e História, com HANDS UP
Dia 13 de novembro (quinta), das 9h às 13h Sala Conceição Ferreira Centro Cultural José Octávio Guizzo
A oficina propõe uma imersão sensível e potente na cultura Ballroom, explorando suas raízes históricas, políticas e estéticas, com foco especial na dança Voguing e nas categorias performativas que compõem essa cena. Por meio de vivências corporais, os participantes serão convidados a experimentar técnicas, gestualidades e posturas que dialogam com questões de identidade, empoderamento, autoconfiança e expressão pessoal. A proposta valoriza o corpo como território de resistência e criação, promovendo o autoconhecimento e o fortalecimento de subjetividades dissidentes, a partir da potência artística e política da cultura Ballroom.


