

No Estoy Solo
Iván Haidar (Argentina)
Dia 15 de novembro / 19h / Teatro Aracy Balabanian Centro Cultural José Octávio Guizzo
Classificação indicativa: 18 anos
NO ESTOY SOLO (EU NÃO ESTOU SOZINHO) é uma perspectiva sobre relacionamentos. Propõe uma fronteira, entre dois e um, entre companhia e solidão, entre presença e ausência. Está situado em um mundo onde as conexões não são apenas físicas e reflete sobre o que percebemos em diferentes tipos de encontros. O corpo é o eixo do trabalho: a carne, os ossos, o coração, a respiração, a pele, as emoções, a alma. São os restos, a ausência de um outro, a memória do que resta.
Ficha artística:
Composição e Performance: Iván Haidar;
Direção Técnica: Sol Santaca;
Assistência Técnica: René Mantiñan;
Curadoria e Gestão: Jimena García Blaya - La Infinita; Produção: Iván Haidar - La Infinita.
Iván Haidar
Intérprete, coreógrafo e diretor. Iván faz da própria imagem uma obra dearte, pesquisando os suportes que sustentam as diversas manifestações, desde performances até publicações digitais. O afeto com as fantasias criadas pela imaginação humana, faz com que aquilo que ele compartilha seja sempre atravessado por hipóteses de mundos possíveis. A sua proposta centra-se em tornar visível a singularidade que os corpos têm na sua relação com as coisas, pessoas, cidades, materiais, com o aparente e o invisível.
O F I C I N A
Imagine um buraco e caia, com Ivan Haidar
Dia 16 de novembro (domingo), das 9h às 13h Sala Conceição Ferreira Centro Cultural José Octávio Guizzo
Esta oficina é um treinamento para a imaginação, focado em pensar possíveis traduções de ideias em gestos. Passando do virtual para o real,por meio da criação de relações entre o imaginável e o possível. A metodologia CTR* (Composição em Tempo Real) será utilizada, oferecendo um espaço interdisciplinar para explorar, treinar e nutrir qualidades criativas.
Destinado a artistas, pensadores e pesquisadores que trabalham a partir do corpo, através das artes vivas, visuais e cênicas.
SOBRE A CTR
A Composição em Tempo Real é uma ferramenta teórico-prática que estuda, problematiza e sistematiza a experiência de improvisação e composição em arte, utilizando o campo proporcionado pelas artes cênicas como território privilegiado de investigação e aplicação. No âmbito desta prática, o gesto criativo deve resultar do encontro. Um encontro com um outro, uma coisa, um afeto. A força desse encontro, sua importância e influência são diretamente proporcionais à capacidade que esse encontro tem de suspender nossa trajetória (por mais milésimos de segundo que seja) e gerar dúvidas. Esta suspensão é o que nos permite manter a equidistância entre a preocupação e a situação, criando as condições para identificar (no meio do ruído, do excesso e do desperdício que nos rodeia) aquilo que de facto nos afeta, nos toca e nos move. A prática da Composição em Tempo Real dá-nos ferramentas para adiar a resposta, prolongando o tempo de abertura dessa lacuna, possibilitando a formulação justa e precisa da questão que nos ocupa. Para isso, a Composição em Tempo Real treina a capacidade de nos olharmos de fora à medida que o evento se desenrola e é oferecido. Ao nos distanciarmos percebemos detalhes, conexões e relações que passariam despercebidas se estivéssemos muito “dentro” de nós mesmos ou se estivéssemos suspensos exclusivamente de nossos padrões habituais de percepção.


